domingo, 12 de junho de 2011

Atividade - Conselho Escolar

B. O que caracteriza uma educação de qualidade?

Falar em educação de qualidade não é fácil. Pois parte de um conjunto de características que envolvam toda a comunidade escolar trazendo o bem comum. A educação de qualidade vem com modernas receitas de aprendizagem, as quais estarão inseridas em um processo educacional onde todos tenham acesso à escola, livros didáticos, merenda e professores qualificados.

Durante todos os cadernos desde curso tivemos informações precisas que sensibilizam nossa forma de olhar para a educação e como devemos aplicá-la. A qualidade sempre deve ser o objetivo, e para alcançarmos a qualidade precisamos ser democráticos, o envolvimento do conselho escolar é peça importantíssima nessa ação.

Devemos entender que a qualidade que precisamos alcançar, permeia caminhos bem mais complexos, onde a permanência dos nossos alunos nas escolas torna-se um dos importantes medidores dessa situação privilegiada.

Tendo essas convicções, certamente a educação em todas as instancias alcançaram qualidade. Promovendo o saber, o respeito, a permanência dos alunos na escola, a participação dos pais junto aos conselhos, conselhos e sociedade atuantes, professores motivados, poder publicando cumprindo seu papel, ótimos livros didáticos, acesso à escola e respeito as diferenças. São características de uma educação qualidade.

B. De que modo a escola pode se organizar para atender a este direito?

Principalmente, criando condições para a intervenção da sociedade no meio escolar. Criando assim uma gestão democrática e inclusiva. A escola pode promover atividades que atraiam a sociedade, incentivar conselheiros para a participação na gestão da escola. Envolver pais e filhos em atividades de contra-turno. Realizar um planejamento estratégico para nortear o processo de ensino aprendizado.

A escola pode organizar atividades que venham criar oportunidades de participação da sociedade, fazendo com que os fazedores da educação e os alunos e decidam, pensem, tornem-se livres e responsáveis, autônomos, emancipados. A organização da escola pode ser através de palestras que esclareçam direitos à educação. Atividades que motivem conselheiros dando horizonte a sua atuação dentro do conselho escolar, do conselho da alimentação, do conselho de educação, e demais atividades que envolvam atividades educacionais, tais como: festividades culturais e regionais.

Um comentário: