Para fazer com que a escola desenvolva sua função política e educacional é preciso pensar o espaço e a comunidade na qual ela está inserida.
A. Descreva em poucas palavras como se apresenta o contexto político e econômico de sua comunidade? Destaque pontos positivos e negativos deste contexto.
B. Como você consegue perceber a importância da presença das escolas que compõem o conjunto de sua secretaria, no seio das comunidades ao qual elas pertencem? Qual o papel a ser desempenhado pela escola pública?
C. As escolas de sua comunidade têm levado em conta os anseios da comunidade? O que você apontaria como exemplo de ação positiva da escola na comunidade?
A. É comum para o Brasil, e também muito alarmante para o desenvolvimento de nossa sociedade. Passados mais de 500 anos, ainda vivemos um atraso cultural que nos coloca viventes de uma sociedade desigual socialmente, ignorante, e controlada pelas elites agrárias e ruralista. Minha cidade não é muito diferente, a participação do povo na maioria das vezes é ativa quando o executivo solicita;
B. A educação é a única esperança que temos para chegarmos às transformações necessárias para o desenvolvimento e participação do nosso povo. Por enquanto, ela ainda funciona como aparelho ideológico do estado, que conserva a natureza. E as escolas públicas tem desempenhado um papel decisivo na formação de cidadãos que serve a esta classe.
C. Sim, a escola, apesar de lenta, tem caminhado para o caminho da inclusão e implantação da consciência no aluno. Mas, vejo isso principalmente pela atuação da sociedade na escola, as associações, as organizações livres e sobretudo os intelectuais não conservadores. Apesar de a participação democrática está atrelada a interesses de políticos, a comunidade recebe a ação positiva da escola, quando lhe é permitida a interação com o meio escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário