link: http://www.condado.pe.gov.br/blog/condado-blog/categoria/sem-categoria/302
4 de Outubro de 2010
Por Felipe Andrade
O evento que teve como temática as "Práticas Pedagógicas em Educação do CAMPO", contou com a participação de educadores e representantes de associações agrícolas do município. O objetivo da ação foi oferecer um espaço para reflexão, construção e apropriação das atuais conquistas educacionais e das iniciativas que tem destaque para uma educação humanizadora nas áreas rurais de Condado.
O representante do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Valmir Ronaldo, elogiou a iniciativa do governo municipal em promover a palestra. “É importante a realização de ações como esta, pois no trabalho que fazemos junto aos agricultores a educação tem um papel protagonista e que, dentre outras coisas, possibilita a difusão de informação e a conscientização da população do campo”, disse.
O resultado da ação foi comemorado pela coordenadora do Programa Escola Ativa e gerente de Desenvolvimento Educacional da SEMPES, Iara Alves. “A palestra e a oficina foram muito proveitosas e contaram com uma expressiva participação de educadores e pessoas ligadas ao campo, o que certamente fará com que o município continue melhorando a educação nessas áreas que antes eram esquecidas”, ressaltou.
A Palestra
A palestra foi realizada pelo professor e Gerente de Desenvolvimento Cultural, Josevaldo Soares. O tema abordado foi a “Educação humanizadora dentro do campo”, onde foram destacadas eficazes formas de atuação para professores que lecionam no campo.
O historiador e presidente do Conselho Municipal de Educação de Condado, Francisco Neto, ressaltou a importância da contextualização histórica abordada na palestra. “É preciso compreender a história educacional do país para comparar os nossos índices com os de países de primeiro mundo. Somente em 1930 tivemos a criação do Ministério da Educação. E, nesta palestra tivemos a oportunidade de observar isso e mais fatores, como a histórica falta de empenho dos governantes em alfabetizar os trabalhadores rurais desde o início de nossa colonização. Estas e outras informações são importantes para que o professor se situe historicamente”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário