Mau uso do dinheiro público
Hoje, conhecemos uma difícil luta pela correta administração do dinheiro público. Morramos em Condado e conhecemos também a remota chance de prosperar na vida, de arrumarmos um emprego digno. Sabemos da luta diária dos secretários e gestor municipal pela melhoria na aplicação do dinheiro público que resultaria no bom atendimento aos munícipes de como está sendo usado esse dinheiro, bem como, seu compromisso com o trabalho e a tentativa da aplicação dessa verba nas ações do governo de forma correta. Sabemos também o tamanho da burocracia que só nossa nação tem, e as formas que estrategicamente são estudadas para driblá-la.
Mas ainda hoje, infelizmente, com toda essa preocupação, temos uma ala da sociedade que só se preocupam em se favorecer, seja de que forma for. Ainda mais se favorecer com patrocínios culturais da máquina pública.
Em condado, em tempos de carnavais, há uma enorme preocupação e organização por conta da prefeitura para gratificar todos os blocos carnavalescos e troças. Porém, muitos blocos estendem suas atividades durante todo o ano e promovem eventos de caráter de carnaval, aquela aberração, e apelam pelo apóio da prefeitura.
Daí, ficamos intrigados como as coisas são fáceis, e como usa dinheiro público em um ato desnecessário a sociedade. Como por exemplo, o Bloco carnavalesco “Marujos do Álcool” solicitou apoio a prefeitura para uma caminhada, e a prefeitura apoiou sem qualquer critério. Até aí tudo bem, se não fosse uma caminhada apelativa, cujo nome era “Caminha Alcoológica”. Evento que fez apologia a droga, apesar de ser uma droga lícita, mas que resultou na soma de mais um atendimento do SAMU, a um jovem “especial” que veio a passar mal após ingerir bebida alcoólica em demasia.
Qual interesse a prefeitura teria em apoiar um evento igual a este? Talvez pelo fato de membros organizadores estarem trabalhando dentro do próprio setor financeiro da prefeitura municipal. E, onde deveriam assumir critérios cautelosos, não, agem de forma desrespeitando o dinheiro público, financiando eventos apelativos e particulares.
Chega de incapacidade de controlar o dinheiro público, seja desperdício em que instância for! Transparência não existe porque quem controla a verba pública sente-se a vontade para aplicar nosso dinheiro de forma que achar mais amigável. Precisamos pressionar e exigir a correta aplicação do que é nosso! Vamos pressionar contra a política para “coleguinhas”, os que esquecem o que é melhor para a cidade.
Meu apelo para uma melhor participação dos munícipes!
Indico alguns sites:
Site Tesouro Nacional (escolha Estado e Cidade) – consulta de FPM e outros
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/estados_municipios/municipios.asp?UF=PE
Portal Transparência:
http://www.transparencia.gov.br/
Projeto Cidadania - Site da promotoria do Condado
http://www.projetocidadania.net/
Francisco NETO, 15/06/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário