"Esse texto foi desenvolvido para a discplina de prática do ensino médio e lido em sala de aula."
Na escola dos meus sonhos, há um extremo rigor no que diz respeito à conscientização política e social dos alunos. Ensinando-os, não só o “a” “b” “c”, e não só o “1” “2” “3”, mas usando uma ótica histórica para apresentar cada princípio para fundamentar um cidadão.
A política estará muito presente, e com a música faríamos um paralelo para o aprendizado, a chamada interdisciplinaridade o maior fundamento desta escola.
Na escola dos meus sonhos, tanto os alunos quanto os professores estariam sendo analisados segundo os conceitos democráticos e princípios pedagógico.
A TV seria uma aliada no plano de educação, e simular programas de noticiários seria com freqüência. Além de aprender como apresentador, o aluno também seria telespectador, político, ministro, atleta esportivo e até chefe de cozinha, e aprendia, tanto na teoria como na prática. Os estudantes faziam leis e viviam conforme os conceitos de uma “sociedade ideal”. O estudante não seria um mero aprendiz, mas um personagem responsável pela educação.
Francisco Neto
Nenhum comentário:
Postar um comentário