segunda-feira, 22 de dezembro de 2008


EDUCAÇÃO ANARQUISTA



A educação anarquista é fundamentalmente uma educação para liberdade. Na perspectiva anarquista, a liberdade tem um significado diferente daquele fixado em nossa moral pelas revoluções burguesas do século XVII-XVIII. Para pensadores iluministas como Locke e Rousseau o ser humano é naturalmente livre, e abdica de parte dessa liberdade para viver em sociedade. Para anarquistas como Proudhon e Bakunin apenas em sociedade o indivíduo encontra sua liberdade, que só se constrói na relação com o outro. A liberdade de uma pessoa não termina onde começa a de outra, mas as duas nascem juntas.

Dentro desta perspectiva, podemos estudar as escolas anarquistas:

"As chamadas escolas anarquistas, e especialmente os centros de cultura e universidades livres, não possuíam vários destes atributos, ou seja, não mantinham freqüência obrigatória, não tinham programas ou atividades fixas que devessem ser repetidas nas mesmas doses para todos os seus aluno, dispunham de pessoas com autoridade meramente funcional e provisória para desenvolver aulas, não se preocupavam em definir níveis de adiantamento e enquadrar os alunos dentro deles, e muito menos separa aprovados que merecessem certificação dos não aceitos." (Pey, p. 9)

Trata-se, portanto, uma escola com organização não-hierarquizante, onde o espaço é construído e mantido de forma coletiva, com o incentivo à autoformação. Os alunos são protegidos de uma lógica competitiva e dominadora, sendo colocados no papel de construtores, junto com seus mestres, de sua própria formação.

Esta forma de educação pretende "desnaturalizar a lei, seja ela religiosa, moral, jurídica, parlamentar ou científica."  (Pey, p. 11) Provocar a reflexão, a indagação. O incentivo à dúvida vem acompanhado pela promoção de conhecimento. Desta maneira, "a regra desaparece para que o desejo flua." (Pey, p. 11)

A busca pela autonomia pessoal em sincronia com a responsabilidade e o respeito pelo coletivo é o primeiro passo para a construção de espaços de liberdade, para a formação de subjetividades
livres e tranqüilas e para, vivendo outras lógicas, reinventar e inventar a vida."

link Pedagogia Anarquista link

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